Artigo Suco 08/2019

unnamed (1).jpg

A SUCO estende a proteção contra sobrepressão e redefine a pressão de ruptura de seus pressostatos mecânicos 

Os pressostatos SUCO "Made in Germany" estão representados em quase todos os setores industriais, nos quais a pressão hidráulica ou pneumática devem ser medidas, monitoradas e controladas de forma confiável e segura. Por décadas, os pressostatos mecânicos da SUCO adquiriram uma excelente reputação em todo o mundo. Seus clientes são fabricantes muito conhecidos nas áreas de hidráulica mobil, em máquinas agrícolas e de construção, bem como aplicações hospitalares e de processos tecnológicos.

Seus produtos resistem a condições extremas de pressão e temperatura, como as vedações NBR até -40 ° C e FFKM até + 120 ° C). Os recursos extraordinários dos pressostatos mecânicos SUCO possibilitam uma longa vida útil e excelente segurança contra sobrepressão.

Ao otimizar continuamente seus processos e componentes, a SUCO conseguiu aumentar significativamente a resistência à sobrepressão dos seus pressostatos mecânicos. Isto foi confirmado, entre outras coisas, por um laboratório externo, independente, como parte de um teste dinâmico de mudança de pressão. Antes de apresentarmos os resultados dos testes, segue abaixo a definição de alguns termos importantes relativos comportamento da pressão:

Taxa de mudança de pressão, pressão estática e dinâmica

Em geral, é feita uma distinção entre pressão estática e dinâmica dentro de um sistema hidráulico ou pneumático. A pressão estática descreve a pressão que um líquido estático ou gás exerce sobre um objeto (por exemplo, diafragma do pressostato). Se a pressão muda com o tempo, isso é chamado de pressão dinâmica. A taxa de mudança de pressão (aumento / queda de pressão) indica a mudança de pressão ao longo do tempo para a pressão de subida ou descida. A taxa de variação de pressão é indicada em bar / s ou bar / ms. A SUCO considera as taxas de mudança de pressão inferiores a 100 bar / s como pressão estática.

 

Sobrepressão (segurança)

Cada pressostato foi projetado para uma faixa de pressão específica, dependendo do tipo de construção e do design do material. Se pressões acima desta faixa de pressão definida ocorrerem durante a operação ou no sistema, isto é definido como sobrepressão. Para poder selecionar o melhor pressostato possível para a respectiva aplicação, a SUCO definiu a segurança de sobrepressão para seus pressostatos, na qual o pressostato mantém sua funcionalidade e aperto.                                 

 

Pressão de ruptura

Todos os pressostatos possuem limites físicos em relação à carga de pressão aplicada. Se a carga de pressão for muito alta, o pressostato pode ser danificado ou destruído. A pressão de ruptura define esse limite. Exceder este limite representa um risco de segurança considerável para o homem, máquina e ambiente. Em geral, os dados especificados para segurança de sobrepressão e pressão de ruptura são valores estáticos. De acordo com o "estado da técnica", a pressão dinâmica permitida deve ser de 30 a 50% abaixo da pressão estática.

 

Resultados do teste dinâmico de ciclagem de pressão

 

Durante o processo de produção, a SUCO realiza regularmente testes de produtos em seu próprio laboratório de testes interno. Além de simular condições ambientais extremas por meio de testes de temperatura, vibração e corrosão, testes de carga de pressão estática e dinâmica são realizados continuamente. A pressão de ruptura estática é determinada usando uma bomba de teste de pressão manual, enquanto a força de sobrepressão dinâmica é determinada em uma bancada de teste de resistência com taxas de oscilação de pressão de até máx. 5.000 bar/s.

 

A SUCO encomendou testes de um laboratório externo independente para realizar um teste dinâmico de oscilação de pressão de até 720 bar a uma taxa de variação de pressão de 1000 bar/s para fornecer uma verificação independente da resistência à pressão de seus pressostatos mecânicos.

Diversas versões de pressostatos mecânicos de diafragma e de pistão foram testadas. Com base nos resultados do teste, os valores de resistência de sobrepressão acima da média de todos os pressostatos testados puderam ser confirmados. Algumas das séries completaram todo o cenário de teste com um total de 1,5 milhões de ciclos em vários níveis de pressão até o máx. 720 bar sem falha.

Seguindo estes resultados, a SUCO decidiu aumentar ainda mais os valores de sobrepressão estática. Além disso, no futuro a SUCO especificará valores para a pressão de ruptura estática para os pressostatos mecânicos hex 24 e hex 27, que atingirão valores impressionantes de até 1.000 bar. As novas especificações para resistência à sobrepressão e pressão de ruptura são mostradas na tabela a seguir.

tabela.png

A pressão média de ruptura no mercado de fluidos é de aproximadamente 20-30% maior que a segurança de sobrepressão. Com valores de pressão de ruptura de até 1,75 vezes a segurança de sobrepressão, a SUCO é significativamente superior aqui e pode mais uma vez demonstrar sua liderança de qualidade.